ver a imagem no jogo


Diego Velázquez
Cristo na casa de Marta e Maria, 1618, óleo sobre tela, 60 x 104 cm. National Gallery de Londres - Inglaterra: http://www.nationalgallery.org.uk
 

Cristo na casa de Marta e Maria

Como o título indica, a obra aborda uma temática religiosa, situação que predominava na pintura de Sevilha na época. A cena principal, no entanto, acontece em um segundo plano da composição, pois pessoas comuns ocupam o primeiro plano. O que Velázquez fez foi trazer o tema religioso para o cotidiano popular da época. Esta abordagem de Velázquez é contrária (e inovadora) àquilo que caracterizava a pintura de Sevilha. Ele introduziu elementos próprios da pintura de Natureza-Morta, como alimentos, objetos e utensílios domésticos, e da Pintura de gênero, como os afazeres domésticos, na representação de uma passagem bíblica (sobre arte com temática religiosa, ver Claustro).

As roupas dos personagens demonstram uma certa rigidez, o que pode nos remeter a volumes escultóricos das formas, relacionado à preocupação com a aparência e textura dos objetos, própria da primeira fase de trabalhos do artista. No desenvolvimento de sua pintura, essa preocupação cede lugar às manchas de cor, revelando as suaves e penetrantes gradações de luz nas formas. Outra característica da fase inicial é o predomínio das tonalidades sombrias, marrons e sienas, que se contrastam com a luz. A luz, importante elemento visual da arte do barroco, é o que dá ritmo à obra, conduzindo o olhar sobre a composição e aos níveis de profundidade (ver Iluminação).

Até os ovos e peixes, ali destacados em uma ação culinária, representam a vida religiosa do povo espanhol da época, são alimentos consumidos durante a Quaresma, época de jejum e de penitência entre os católicos.
É uma composição em que a referência de uma vida espiritual se apoia no ser humano. As pessoas representadas são comuns, mas nem por isso deixam de ser tratadas como seres individualizados. Na há estereótipos nos personagens, mas personalidade e sentimentos, reflexos da natureza humana - outra característica da arte barroca.

Em A Mansão de Quelícera esta obra foi citada (ver Apropriação) para compor o balcão da Cozinha - juntamente com fragmentos da obra A Leiteira, de Vermeer. Os
ovos e peixes que aparecem sobre o balcão podem ser arrastados até o caldeirão que cozinha um estranho caldo.

>> veja a imagem no jogo


Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




O Retrato de Don Diego de Acedo


O Bobo da Corte Sebastián Morra


Esopo



Conde-Duque de Olivares