ver a imagem no jogo


Diego Velázquez
O Retrato de Don Diego de Acedo, 1644, óleo sobre tela, 107 x 82 cm. Museu do Prado - Espanha: http://museoprado.mcu.es
 

O Retrato de Don Diego de Acedo

Don Diego de Acedo, conhecido como "el Primo", foi um anão que trabalhou em uma das Secretarias da corte espanhola - ao contrário da maioria dos anões da época (ver O Bobo da Corte Sebastián Morra).

No quadro, o personagem está manuseando enormes livros que contrastam com o seu tamanho e que, pela forma como são apresentados, sugerem a instantaneidade da cena. Na relação ali estabelecida entre a deficiência física e a habilidade mental (explicitada pela intimidade do personagem com os livros) reside um dos aspectos humanos desta obra. Provavelmente o personagem conhecia muito bem as zombarias diversas que o rebaixavam, tanto de sua posição na corte como de sua condição humana. Mesmo assim, Velázquez teve a perspicácia de observar as singularidades do personagem que era anão, tipo desqualificado no contexto social e cuja miséria era reforçada pela caridade e comiseração alheia.

Diferente do que ocorria nos retratos clássicos (ver Retratos), a cabeça do personagem, ovalada, não foi posicionada frontalmente. O bigode e o cavanhaque, na continuidade da grande mancha escura que compõe a roupa, ajudam a fixar nossos olhos na larga testa iluminada e, conseqüentemente, no olhar de Don Diego de Acedo. Ele olha sério, com uma tristeza indefinida. A leve inclinação do chapéu preto acentua a expressão triste, e a figura se mostra possuidora de uma certa melancolia. As manchas de cor no rosto e na roupa, assim como as soltas pinceladas que formam a paisagem, mostram uma realidade construída com luz e cor, característica do período maduro da carreira do artista. A obra mostra uma concepção espacial aberta, ausência de contornos definidos e massas de cor e luz que constroem a profundidade do quadro, características comuns da arte
Barroca.

A luminosidade da pintura de Velázquez é muito própria das técnicas que ele desenvolveu (ver Iluminação). Na base de sua pintura e nas últimas camadas usava pigmentos moídos grosseiramente. Isso permitia que a luz natural, que chegava à superfície da tela, fosse refletida e dispersada. Assim, os nós do tecido da tela ficavam bem aparentes e a cor refletia ainda mais.

Em A Mansão de Quelícera este retrato aparece como quadro (ver Apropriação) em uma salinha, no canto esquerdo do ambiente Hall. O personagem Anão costuma visitar o lugar durante a noite, sem que ninguém o veja.

>> veja a imagem no jogo


Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




O Bobo da Corte Sebastián Morra


Conde-Duque de Olivares



Cristo na casa de Marta e Maria



Esopo