ver a imagem no jogo


Diego Velázquez
Conde-Duque de Olivares, 1624, óleo sobre tela, 203 x 106 cm. Museu de Arte de São Paulo - Brasil: http://www.masp.art.br
 

Conde-Duque de Olivares

Felipe IV, quando subiu ao trono em 1621, tinha apenas 16 anos. Como era muito jovem e despreparado para ser governante de uma monarquia que já precisava fortalecer-se, surgiu a oportunidade para o ambicioso aristocrata Gaspar de Guzmán, o Conde-Duque de Olivares, tornar-se ministro do governo espanhol e homem de confiança do rei.

Velázquez realizou o retrato do Conde-Duque de Olivares no início de sua carreira como pintor da corte, com apenas 24 anos de idade. O artista figurou não apenas um indivíduo aristocrático, mas uma expressão do poder. Essa idéia está reforçada até mesmo pela postura do personagem e posicionamento de suas mãos, uma apoiada sobre a luxuosa mesa e a outra segurando a empunhadura da espada. A gola cinza-esverdeada foi moda lançada e bem assimilada no ano anterior à realização do retrato. Da corrente de ouro, que cruza o tronco do personagem, pende esporas de ouro, emblema de seu título de cavaleiro maior do rei. A enorme chave de ouro representa seu estatuto de Camareiro Maior da Câmara Régia. Todos esses objetos são autênticos símbolos do poder da corte na época.

Nesse quadro, como em outros retratos da família real e de membros da nobreza, percebe-se a grande atenção e importância que Velázquez dava ao tratamento da roupa. O artista se preocupava em expressar a posição social de seus modelos. Vemos no traje negro representado, característico da corte espanhola da época, a bordadura da cruz vermelha da
Ordem de Calatrava. O traje integra-se ao fundo, igualmente escuro, destacando ainda mais a face, as mãos e os metais, que afirmam a autoridade do retratado. Aqui a vaidade típica dos poderosos instiga admiração através do poder e da autoridade representados. A personalidade do homem mais poderoso da Espanha desse tempo foi interpretada com maestria pelo pincel de Velázquez.

Em A Mansão de Quelícera este retrato foi apropriado (ver Apropriação) para representar o pai de Quelícera e Estrela. Encontra-se na Biblioteca, como quadro, e fornece uma chave ao jogador.

>> veja a imagem no jogo

Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




O Retrato de Don Diego de Acedo


O Bobo da Corte Sebastián Morra


Cristo na casa de Marta e Maria



Esopo