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El Greco
São Jerônimo – Cardeal
, 1587-97, óleo sobre tela, 111 x 96 cm. Coleção De Frick, Nova York – EUA: http://collections.frick.org/Obj880$31791
 

São Jerônimo - Cardeal

A partir de 1590, El Greco pintou retratos que demonstraram a formação de uma nova espiritualidade em sua linguagem artística, combinando questões aparentemente antagônicas: realismo e espiritualismo. Tais retratos destacam-se pela expressividade e por capturarem os meandros psicológicos do retratado, chegando a refletir a alma do personagem através de seus olhos.

No caso de São Jerônimo - Cardeal, El Greco nos apresenta o santo sobre um fundo neutro com a bata carmesim de um Cardeal, olhando fixamente para o espectador de uma forma tão verossímil que nos faz acreditar, por algum tempo, que a obra seria um legítimo retrato de uma personalidade da época do artista. Essa característica do retrato se dá também pelo fato de que El Greco tinha o costume de servir-se de pessoas de sua época como referência para os personagens de suas obras. O modelo que foi retratado como São Jerônimo aparece em outros quadros, como São Pedro e São Paulo e Santo André e São Francisco.

Esta representação de São Jerônimo difere bastante das representações tradicionais, pois geralmente o santo era visto como um eremita, acompanhado por um leão, junto a um amontoado de livros, na medida em que foi ele quem traduziu a Bíblia para o latim no século IV d.C. - como vemos na obra São Jerônimo no seu estúdio, de Messina. El Greco o representou nos moldes de um retrato, com um olhar segura, buscando apoio espiritual na bíblia que tem nas mãos e aponta com o polegar direito. Na
iconografia cristã o livro aberto significa a revelação da verdade, mais do que isso, em São Jerônimo - Cardeal uma frase, precisamente, nos é indicada.

A posição frontal do personagem, o rosto e mãos alongadas e a forte latência do sagrado religioso são herança do período Bizantino. A dobradura do panejamento lembra as esculturas da renascença. Por fim, o foco de luz empregado, fornecendo uma forte carga dramática ao retrato, e a expressividade do personagem, concentrada nos olhos e nas mãos do cardeal, prenunciam alguns aspectos fundamentais do Barroco naturalista do século seguinte.

Esta obra foi apropriada para o jogo de Quelícera e aparece como um quadro no Claustro da Mansão.


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Atualização em 30/01/2206.

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