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Antonello de Messina
São Jerônimo no seu estúdio, 1475-6, óleo sobre madeira, 46 x 36,5 cm. National Gallery de Londres – Inglaterra: www.nationalgallery.org.uk
 

São Jerônimo no seu estúdio

Foi São Jerônimo quem, no século IV d.C., traduziu a bíblia do hebreu e do grego para o latim, sendo este o idioma vigente na Roma de sua época. Messina o representou em meio a livros, como um pensador intelectual humanista. O aspecto eremita, também vinculado à imagem deste santo, não está aqui destacado. O artista preferiu mostrar São Jerônimo como um estudioso tipicamente renascentista, sentado em sua escrivaninha, concentrado em seu estudo, em um ambiente claro, cheio de aberturas para o mundo natural e povoado por animais. O leão, por exemplo, é um animal que geralmente acompanha as representações de São Jerônimo e está aqui dissimulado, quase só aparecendo sua silhueta (no corredor ao fundo, canto direito da imagem).

Messina concilia a dimensão reduzida da obra de arte, freqüente na
Escola Flamenga, com a concepção de amplitude espacial das composições italianas. Desta forma, ele consegue nos apresentar, em uma obra de tamanho reduzido, a idéia de monumentalidade recorrente no classicismo renascentista. Esta é apenas uma das formas que este artista encontrou de mesclar tendências provindas do norte e do sul europeu do século XV e, com isso, traçar uma linguagem artística muito particular.

São Jerônimo está colocado sobre um tablado com estantes de madeira, dentro de uma estrutura arquitetônica monumental
gótica. Os objetos e animais que estão ao redor do santo foram executados de forma primorosa e naturalista - características comuns na arte flamenga. Por outro lado, a exatidão no uso da perspectiva linear, que fica evidente no chão ladrilhado com motivos geométricos, denuncia o olhar cientificista deste artista italiano.

A luminosidade difusa é outro elemento que nos remete à arte dos
Países Baixos. Através do contraste de luz e sombra, combinado com a tonalidade quente de suas cores, Messina nos mostra um ambiente mágico e acolhedor. Desta mesma forma, o artista dissimula sua organização simétrica do espaço compositivo, quebrando em parte a rigidez que uma composição com tão forte presença de motivos arquitetônicos deveria ter.

Esta obra foi retrabalhada digitalmente e incorporada (ver Apropriação) para A Mansão de Quelícera. Ela foi manipulada a tal ponto que perdeu completamente o caráter monumental e amplo de seu original, preservando e intensificando o caráter intimista da tradição flamenga - para o jogo, este estúdio foi transformado em Despensa. Para chegar nesse ambiente, o jogador tem que enfrentar o desafio da corrida contra as facas a partir da Cozinha. Ainda, São Jeronimo aparece estudando na Biblioteca da Mansão.


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Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador