ver a imagem no jogo


El Greco
Espólio de Cristo
, 1577-79, óleo sobre tela, 285 x 173 cm. Catedral de Toledo – Espanha:
 

Espólio de Cristo

O Espólio de Cristo é considerado por muitos autores a primeira "obra prima" de El Greco, ousada por tratar de um tema raramente adotado pela arte. El Greco representou Cristo ao centro, vestindo uma ampla túnica vermelha que apreende o olhar do espectador e, desta forma, destaca o personagem em meio à multidão que o cerca. A cor da túnica também tem um grande valor simbólico, na medida em que reafirma o martírio de Cristo.

Como em outras obras do artista, existe aqui uma influência da arte
Bizantina no alongamento das figuras, na barba bipartida de Cristo e na sensação de não incidência da gravidade na cena representada. O chão é ausente nesta composição, e se imaginarmos linhas a partir da organização dos elementos da imagem, o pé de Cristo atua como a ponta de um losângulo. Tudo isso instaura instabilidade e movimento à composição e intensifica o valor espiritual da cena. Considerando o contexto maneirista de El Greco, é visível a influência que teve da última fase da Obra de Miguelangelo, na qual o artista preservou a monumentalidade escultural das figuras e agregou a elas forte carga espiritual. O uso confiante das cores vivas, que vem definir o espaço e a dramaticidade da imagem, é influência direta de Tintoretto.

Após a conclusão da obra houve uma disputa entre El Greco e seu patrono, o cônego da Catedral de Toledo, em relação ao preço do trabalho, o que resultou em sua depreciação econômica. Este mesmo cônego relutou em aceitar alguns aspectos da obra que, ao seu ver, afrontavam os preceitos católicos da
Contra-Reforma– como a inclusão das Três Marias no meio da multidão (observe o canto inferior esquerdo da obra), e o fato da cabeça de Cristo ter sido colocada abaixo de outras. El Greco se recusou a fazer qualquer alteração na obra, alegando que, depois de iniciada, seria impossível alterá-la. Este foi um dos motivos que contribuiu para o desligamento do artista dos patronos de Toledo.

A imagem desta obra foi apropriada (ver Apropriação) para o jogo de Quelícera, e aparece como quadro no Salão de Baile da Mansão.


>> veja a imagem no jogo

Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador

 



São Jerônimo – Cardeal



Vista de Toledo