Os
Sete pecados capitais
Não
se sabe ao certo qual a origem desta obra. Talvez provenha da encomenda
de uma ordem monástica da época. Sabe-se apenas que posteriormente
passou a compor a coleção (sobre colecionismo, ver Salão
de Baile) do rei espanhol Felipe II, juntamente com outras obras
do artista.
Bosch escolhia para seus temas moralistas personagens de lendas, provérbios
e superstições populares, dando-lhes um aspecto alegórico
na representação – como também vemos em A
Morte do Avarento. Com isso ele criou uma iconografia
fantástica própria, que lhe permitiu abordar desde os
pecados humanos até sua terrível conseqüência,
o inferno. Bosch demonstrou sua preocupação com o homem,
mostrou de forma contundente e sem rodeios sua percepção
apocalíptica da condição humana.
Na obra Sete Pecados Capitais, Jesus Cristo se encontra no centro
do painel, cercado por um largo anel dourado no qual está inscrito
em latim: "Cuidado, cuidado, Deus vê". A esfera central
tem a aparência de um olho humano, e Cristo estaria dentro da
pupila. A imagem remete ao significado do olho de Deus, que tudo vê.
No restante, temos a representação de cada um dos sete
pecados capitais (avareza, soberba, gula, ira, inveja, preguiça
e luxúria) em cenas que poderiam ser vistas no cotidiano de sua
região. Nos quatro cantos do painel encontramos círculos,
dentro dos quais estão representados: a morte, o juízo
final, o inferno e a glória.
Por optar por representar o tema a partir de situações
cotidianas, cumprindo o objetivo educativo e moralista, esta obra prenuncia
um gênero artístico surgido tempor depois e amplamento
desenvolvido ali, nos Países
Baixos: Pintura
de Gênero
Em
A Mansão de Quelícera, esta obra foi apropriada
(ver Apropriação)
como tampo da mesa de centro da Biblioteca. Ali o jogador pode acessar
pistas diferenciadas sobre sua missão no jogo, conforme o personagem
adotado.
>>
veja a imagem no jogo
Atualização
em 30/01/2006.
Apresentação
do Site do Educador