ver a imagem no jogo


Hieronymus Bosch
Os Sete pecados capitais, 1480, óleo sobre madeira (mesa), 120 x 150 cm. Museu do Prado – Espanha: http://www.museodelprado.es
 

Os Sete pecados capitais

Não se sabe ao certo qual a origem desta obra. Talvez provenha da encomenda de uma ordem monástica da época. Sabe-se apenas que posteriormente passou a compor a coleção (sobre colecionismo, ver Salão de Baile) do rei espanhol Felipe II, juntamente com outras obras do artista.

Bosch escolhia para seus temas moralistas personagens de lendas, provérbios e superstições populares, dando-lhes um aspecto alegórico na representação – como também vemos em A Morte do Avarento. Com isso ele criou uma iconografia fantástica própria, que lhe permitiu abordar desde os pecados humanos até sua terrível conseqüência, o inferno. Bosch demonstrou sua preocupação com o homem, mostrou de forma contundente e sem rodeios sua percepção apocalíptica da condição humana.

Na obra Sete Pecados Capitais, Jesus Cristo se encontra no centro do painel, cercado por um largo anel dourado no qual está inscrito em latim: "Cuidado, cuidado, Deus vê". A esfera central tem a aparência de um olho humano, e Cristo estaria dentro da pupila. A imagem remete ao significado do olho de Deus, que tudo vê. No restante, temos a representação de cada um dos sete pecados capitais (avareza, soberba, gula, ira, inveja, preguiça e luxúria) em cenas que poderiam ser vistas no cotidiano de sua região. Nos quatro cantos do painel encontramos círculos, dentro dos quais estão representados: a morte, o juízo final, o inferno e a glória.

Por optar por representar o tema a partir de situações cotidianas, cumprindo o objetivo educativo e moralista, esta obra prenuncia um gênero artístico surgido tempor depois e amplamento desenvolvido ali, nos Países Baixos: Pintura de Gênero

Em A Mansão de Quelícera, esta obra foi apropriada (ver Apropriação) como tampo da mesa de centro da Biblioteca. Ali o jogador pode acessar pistas diferenciadas sobre sua missão no jogo, conforme o personagem adotado.

>> veja a imagem no jogo

Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador

 


A Morte do Avarento