Clic abaixo para acessar obras

 

Hieronymus Bosch
(1450-1516), Hertogenbosch – Países Baixos, atual Holanda.

Grandes diferenças são vistas entre a arte do Gótico Tardio, nos Países Baixos, do Renascimento italiano. No sul houve uma ruptura cultural em relação ao período medieval, através da retomada de elementos formais e temáticos da cultura clássica e da revalorização da razão humana. Já na região setentrional não houve essa ruptura, mas sim um desdobramento da arte gótica, que não negou indefinidamente o misticismo medieval, mas agregou-lhe alguma inovação - como um maior naturalismo e sofisticação técnica decorrente dos avanços tecnológicos da época (tinta à óleo, tela, etc). É por isso que o imaginário popular medieval é marcante na arte de Bosch. Entre as técnicas aprimoradas no período Gótico que influenciaram sua arte estão o tratamento minucioso das figuras, vindo das iluminuras, e as representações alegóricas. As alegorias, que surgiram no início do cristianismo, mas foram implementadas e acabaram caracterizando a arte medieval, tornam-se singulares na arte de Bosch pelo entralaçamento de um tratamento naturalista e fantástico que dava aos seus personagens - como podemos ver em A Morte e o Avarento.

Bosch viveu em Hertogenbosch, cidade conhecida como "pequena Roma" por ser pólo religioso dos Países Baixos. As irmandades religiosas que ali atuavam fundaram hospitais, centros de caridade e escolas que atraíam estrangeiros, como Erasmus de Rotendã que ali estudou entre 1485-87. A Irmandade de Maria, de posição ultra-ortodoxa, tinha grande poder político ali e, temendo a entrada da Reforma Protestante, tentava afastar da cidade as transformações culturais e científicas vindas de outras regiões da Europa.

Tal contexto influenciou Bosch, em obras que mostram a tensa relação entre a moralidade cristã e o imaginário popular, de tom fantástico. As imagens de Bosch são enigmas visuais que tanto apresentam quanto ironizam a doutrina católica, ou melhor, o modo como as pessoas seguiam ou burlavam as verdades pregadas pela Igreja – como vemos na obra Sete pecados capitais. Por iIsso a obra de Bosch é tão singular em relação a de outros artistas da época, até mesmo aqueles que viveram em cidades próximas – como Memling, que se estabeleceu em Bruges, cidade costeira e mais receptiva a cultura e a arte do sul europeu.

É provável que Bosch tenha começado a pintar com sua família, pois o pai, avô e irmãos eram pintores e possuíam um atelier familiar. Recebeu encomendas tanto do clero quanto da nobreza e das ordens religiosas. No auge de sua carreira, Bosch chegou a tornar-se conhecido fora da região dos Países Baixos. E Mecenas importantes da época, como rei espanhol Felipe II, se interessaram e colecionaram seu trabalho.

>> biografia e banco de imagens completo, com boa resulução, alguns comentários e obras (em inglês): http://www.wga.hu/html/b/bosch/5panels/

>> seção coleção do Museu do Prado há informações sobre as obras do artista que fazem parte do acervo do museu (em espanhol): http://museodelprado.es

>> jogos on-line, obras, biografia, informações sobre as obras (em inglês): http://www.boschuniverse.org/



Atualização em 02/04/2009.

Voltar à apresentação do site

 


A Morte e o Avarento


Sete pecados capitais