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Hans Memling
(1430/35-1494), Seligenstadt – Alemanha.

Mesmo sendo alemão, Memling passou a maior parte da vida na região dos Países Baixos, passando por Bruxelas e depois Bruges, onde tudo indica que foi discípulo de Weyden. No geral, Memling manteve-se dentro dos padrões estilísticos de Weyden. Ele buscava uma harmonia tranqüila no uso de cores e formas simples, procurava pintar sem grandes ousadias na concepção formal. Pode-se perceber, no entanto, diferenças marcantes entre um e outro. Em Weyden, há uma preocupação com o dramático, suas obras são carregadas de apelo emotivo, enquanto em Memling há uma suavização dessa dramaticidade. O que predomina nos inúmeros retratos de Memling é a contenção emotiva do personagem e a manifestação de uma delicada sensibilidade. Tal aspecto pode estar relacionado com a mudança dos referenciais culturais do contexto de um artista para o outro, uma vez que no contexto histórico de Weyden, a moral da fé cristã estava presente em toda a sua intensidade; já Memling viveu um momento em que a cultura moderna secular estava se consolidando e suplantando a antiga moral cristã. Tanto é que, nas menos numerosas obras religiosas de Memling, a dramaticidade mostra-se presente de uma forma contrastante com a sutil sensibilidade de suas imagens de tema secular, como pode ser observado em A virgem em lamentação (acervo do Museu de Artes de São Paulo >>> acesse o MASP).

Tal sensibilidade também pode ser vista na obra Quadro de flores marianas, tela que tem em seu verso o retrato de um jovem burguês. Essa obra mostra-nos algumas das principais marcas da arte flamenga: a ênfase nos detalhes, o estudo aprofundado das cores, a perfeita representação de materiais nobres (tecidos, pedras, pêlos) e o brilho diferenciado das superfícies. Pela primazia de sua pintura, Memling foi bastante reconhecido em meio à tendência estilística do Gótico Tardio e recebeu inúmeras encomendas de retratos burgueses e pinturas religiosas (arte de tema religioso, ver Claustro), tornando-se assim um dos homens mais ricos e prósperos de Bruges. Entre os comerciantes que atendia estavam representantes estrangeiros dos Medici e a associação dos comerciantes alemães. A dificuldade encontrada pelos historiadores para estabelecer uma ordem cronológica de suas obras deve-se a pouca variação estilística ao longo de sua vida, e ao fato do artista não datar seus quadros.

>> Links para museus e galerias com obras de Memling (em inglês):
http://www.artcyclopedia.com/artists/memling_hans.html

>> Boa biografia e banco de imagens (em inglês):
http://www.kfki.hu/~arthp/bio/m/memling/biograph.html

>> Site em polonês sobre o artista e lista de sites em várias línguas: http://www.memling.prv.pl/


Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador


 


Quadro de flores marianas