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Sandro Botticelli, Alessandro di Mariano de Vanni Felipepi
(1444-1510), Florença – Itália.

Entre 1400 e 1425, na cidade de Florença, a tendência naturalista gestada no período da arte Gótica alavancou a formação de um novo estilo, o renascentista. Botticelli pertenceu a uma segunda geração do renascimento florentino, viveu um período de forte efervescência do Renascimento italiano.

A arte renascentista demonstra a expansão do conhecimento científico no meio artístico da época, com a finalidade de alcançar um maior naturalismo. Os artistas olhavam a natureza de forma analítica, estudavam com detalhismo clínico a anatomia humana, sistematizavam e registravam teorias sobre cor e composição, além de terem formulado de forma matemática a lei da perspectiva (ver Hall). Apesar de Botticelli ser considerado um dos maiores mestres renascentistas, ele não se entregou ao extremo do racionalismo que marcou boa parte da arte desse período.

Muitas vezes sacrificou a perspectiva do espaço representado e o desenho "correto" do corpo humano para alcançar uma beleza ideal. Como resultado, suas obras exalam sensualidade. Um exemplo é A primavera, na qual o uso ponderado da harmonia cromática, a predominância de tons pastéis e a recorrência de linhas sinuosas conferem um ar etéreo e sensível à obra. As técnicas utilizar, aprimoradas no período em que viveu, contribuíam para a leveza de suas obras: a pintura mural a fresco e a então inovadora técnica do óleo sobre tela (ver Salão de Baile).

O mecenato se destacou na Florença da época pela família Médici, principalmente por Lourenço, estando Botticelli entre os artistas e humanistas incentivados por ele. Suas obras conseguiam mesclar as temáticas apreciadas pelos humanistas (mitologia clássica e literatura humanista recente) com fatos da sociedade burguesa da época - como vemos em A história de Nostagio degli Onesti -, abordavam desde as temáticas religiosas até aquelas eminentemente seculares - como o retrato Jovem com medalha.

Na década de 1490 a religiosidade foi acentuada na arte de Botticelli, em parte, pela forte crise política que era vivida em Florença, desencadeada pela morte de Lourenço e os ataques aos hábitos burgueses nas pregações de Savonarola, que foi morto em seguida na fogueira. A anterior sensualidade da obra de Botticelli foi substituída por uma relativa austeridade, algo que deflagrava o início do último momento renascentista, quando Roma tornou-se o centro cultural italiano e os estilos de Michelangelo e Rafael dominaram o gosto dos mecenas do Vaticano.

>> Biografia e completo banco de imagens (em inglês):
http://www.artchive.com/artchive/B/botticelli.html

>> Biografia e completo banco de imagens (em inglês):
http://www.abcgallery.com/B/botticelli/botticelli.html

>> Biografia e completo banco de imagens (em espanhol):
http://www.artehistoria.com/genios/pintores/1369.htm

>> Pequena biografia e banco com algumas imagens (em português):
http://www.fortunecity.com/business/deal/6/galeria/sandro_botticelli.htm

 

Atualização em 17/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




 


A história de Nostagio degli Onesti


Jovem com medalha


A primavera