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Sandro Botticelli
Jovem com uma Medalha de Cosimo, o Velho,
1475, têmpera sobre madeira, 57,5 x 44 cm.
Galeria Uffizi – Itália. www.uffizi.firenze.it/Dipinti/bottmedagl10.html
 

Jovem com uma Medalha de Cosimo, o Velho

O gênero do retrato tornou-se freqüente na arte a partir do século XV, tanto na parte sul como na norte da Europa. Teve grande difusão tanto na corte e no clero como na burguesia urbana emergente da época.

No caso desta obra de Botticelli existe um enigma sobre o personagem jovem que nos mostra a medalha com a figura de Cosimo de Médici, o Velho. Muito se sabe sobre Cosimo: um homem de destacado poder político e econômico na Itália do Início da
Idade Moderna, que viveu entre 1389 e 1464. Seu poderio partiu de Florença, cidade que governava e na qual vivia, mas alcançou outras regiões da Europa, uma vez que pertencia a uma família de banqueiros depositária das riquezas de muitos nobres, e até do clero, da época. Cosimo também foi um importante mecenas e impulsionador do humanismo, fundador de uma academia para estudo de textos clássicos e da primeira biblioteca pública italiana. Mas, o mistério desta obra está na identidade do jovem que segura a medalha. Ele pode ser reconhecido como um membro da família Médici, ou como um comerciante ou aliado político da família, mas não existe certeza sobre essa questão.

Nos primórdios do
Renascimento havia a preferência pelo retrato de perfil. Mais tarde surgiram retratos que representavam o personagem da cintura para cima (chamados bustos) e em escorço (a partir do ângulo frontal). Nestes últimos o personagem ficava em comunicação visual com o espectador, como na obra de Botticelli: o jovem está com o olhar fixo e destacado sobre o espectador. Os olhos esverdeados dele estão bastante valorizados pelo cabelo escuro e longo que emoldura o rosto e, sobretudo, pela touca vermelha sobre a cabeça, criando um contraste de cores complementares. Botticelli pinta o personagem sobre um fundo de paisagem, em que aparece um rio refletindo um brilho intenso e dourado. Este faz contraponto com o dourado da medalha e com a luz intensa presente no rosto do jovem. Ainda, Botticelli procura registrar os traços individuais do personagem fazendo com que a influência do humanismo seja evidente.

No contexto histórico de Botticelli o homem e o mundo terreno foram valorizados, as obras desse período mostram isso: as cenas representadas, mesmo as bíblicas, eram ambientadas em meio ao habitat cultural renascentista. Foram criadas obras completamente independentes da Igreja e dos dogmas religiosos, como os retratos de burgueses (a obra de Holbein é outro bom exemplo disso).

Esta obra foi incorporada (ver Apropriação) ao jogo A Mansão de Quelícera e aparece como um quadro na parede esquerda do Sótão, justamente o ambiente em que os ancestrais de Quelícera guardaram seus maiores tesouros.

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Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




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