ver a imagem no jogo


Sandro Botticelli
História de Nastagio degli Onesti (quarto episódio),
1483, têmpera sobre madeira, 83 x 142 cm. Coleção Particular.
 

História de Nastagio degli Onesti (quarto episódio)

Esta pintura é parte de uma série de quatro painéis que foram baseados no romance Decameron, de Boccaccio. O conjunto narra a história de Nastagio, homem rico e jovem que se apaixona pela dama Paola Traversari, que inicialmente não lhe corresponde o sentimento mas depois se casa com ele. Esta imagem constitui o quarto painel e apresenta o banquete de casamento de Nastagio com Paola. Esse tipo de temática era comum na Florença de 1400 em obras criadas para decorar a cabeceira de leitos nupciais. Neste caso a obra foi encomendada por Lourenço de Médici para o casamento de seu sobrinho, Gianozzo Pucci, com Lucrecia Bini, em 1483. Sobre os capitéis em primeiro plano podem-se ver os escudos das famílias do noivo (Pucci), do patrono (Médici) e da noiva (Bini).

No
Renascimento houve uma exarcebação do naturalismo e uma retomada dos valores do mundo clássico com o humanismo. Nascia o olhar científico sobre o mundo, exaltando a razão nas diversas práticas culturais - como a artística, por exemplo. O objetivismo não suplantou a sensualidade na arte de Botticelli, mas nesta composição, os padrões objetivos estão presentes e bem visíveis: a simetria, as proporções exatas das figuras e objetos, a recorrência de linhas verticais e horizontais, o ritmo calculado e contido e, sobretudo, a perspectiva científica e o ponto de fuga central. Observe que todas as linhas convergem para um ponto, próximo ao centro geométrico da obra. É para lá que nosso olhar caminha, de lá ele vai até a estrutura arquitetônica representada e, depois, para os personagens colocados em primeiro plano.

O banquete de casamento aqui representado ocorre em um ambiente que concilia as duas fontes primeiras de beleza do artista renascentista: por um lado, o equilíbrio e a sobriedade da estética clássica, por outro, a harmonia essencial da natureza, em suas plantas, animais e, principalmente, no ser humano. O interesse do artista estava em fazer renascer o conceito de beleza clássico. Como referência explicita à cultura da antiguidade, revista e idealizada ali, Boticelli traçou colunas e arcos romanos ao fundo da cena.

Em A Mansão de Quelícera esta obra foi citada (ver Apropriação) a fim de servir como referência na estrutura de composição do cenário da Sala de Jantar. Das obras utilizadas no jogo, é esta que melhor evidencia os padrões estéticos objetivos do Renascimento (como o equilíbrio simétrico e a leveza conseguida sem dispensar a solidez arquitetônica).

>> veja a imagem no jogo

Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




A Primavera



Jovem com uma Medalha de Cosimo, o Velho