El 
          Greco, Domenikos Thedokiopoulos 
          (1541, Creta – Grécia - 1614, Toledo – Espanha)
         Ainda 
          jovem, El Greco deixou a Grécia rumo à Itália, 
          em busca de conhecimentos artísticos com os mestres da Escola 
          Veneziana, como Ticiano, Bassano, Schiavone e, sobretudo, 
          Tintoretto. Lá 
          esteve entre os anos de 1572 e 1576, época determinante para 
          a formação de sua linguagem artística. Em seguida 
          mudou-se definitivamente para Toledo, cidade que conciliava a vivência 
          intelectual com o fato de ser o centro eclesiástico espanhol. 
          Foi ali que El Greco obteve seu apogeu artístico e espiritual, 
          encontrando uma atmosfera de religiosidade intensa e mística 
          que respondia a sua formação católica - a pintura 
          Vista 
          de Toledo mostram a ligação forte que 
          tinha com a cidade. 
          
          O artista viveu em um momento religioso conturbado (Reforma 
          e Contra-Reforma, 
          no contexto espanhol) mas nem por isso perdeu o respeito sacramental 
          aos dogmas da Igreja obtidos em sua formação. Através 
          de suas obras vemos que ansiava por encontrar uma forma de conciliar 
          os valores sagrados com os profanos. Ele costumava tratar a tela em 
          duas partes distintas, mas interligadas: na de baixo, representava a 
          vida terrena, na superior, as coisas celestiais. Sua obras também 
          se destaca pelo rebuscado, os espaços confusos e insólitos, 
          as expressões de aflição dos personagens, o exagero 
          das formas e a tensão entre o humano e o místico, aspectos 
          que podem se vistos em O 
          espólio. Esta postura de El Greco é o 
          que o levou os historiadores a localizá-lo no Maneirismo. 
          A magreza e o alongamento de suas formas em obras como São 
          Jerônimo (que nos remetem à arte Bizantina) 
          ficaram incompreendidos até o Expressionismo, 
          no século XX, quando deixaram de ser vistas como "erros" 
          e passaram a ser destacadas como busca de uma maior expressão 
          e espiritualidade na figura humana. Como escreve Hauser, "o maneirismo 
          chegou ao fim porque a linguagem de uma arte como a de El Greco deixou 
          de ser compreendida".
          
          El Greco foi um dos primeiros artista na Espanha a reivindicar a valorização 
          do artista e o reconhecimento de seu trabalho como arte (arte 
          liberal), como criação e não mera cópia 
          - postura que também marcou Michelangelo. 
          Tal concepção era coerente com as visões inovadoras 
          do período Maneirista, mas ainda não eram aceitas amplamente. 
          Este foi um dos motivos que fez com que, ao longo dos anos, o artista 
          perdesse o apoio dos maiores patronos de Toledo, o Clero e o rei Filipe 
          II.
          
          
        >> 
          Lista de links para museus com obras do artista (em inglês):
          http://www.artcyclopedia.com/artists/greco_el.html 
          
        >> 
          Completo banco de imagens e comentários de obras (em inglês): 
          http://gallery.euroweb.hu/html/g/greco_el/index.html
          
          >> 
          Biografia 
          (em português): http://www.arqnet.pt/portal/biografias/greco.html
          
          >> 
          Completo 
          banco de obras com comentários, boa resolução nas 
          imagens (em inglês): http://www.wga.hu/frames-e.html?/html/g/greco_el/ 
          
        >> 
          Breve 
          biografia e banco de imagens (em inglês): http://www.abcgallery.com/E/elgreco/elgrecobio.html
          
          >> 
          Bibliografia 
          e história, ótimo banco de imagens e links para outros 
          sites (em espanhol):
          http://www.artehistoria.com/genios/pintores/2106.htm
        
        
        
        
          Atualização 
          em 17/01/2006.
        Apresentação 
          do Site do Educador