O 
          Sonho de Santa Úrsula
        Vittore 
          Carpaccio, em sua trajetória artística, desenvolveu uma 
          temática eminentemente religiosa. Dedicou-se a uma clientela 
          restrita, como os membros das irmandades de Veneza e de instituições 
          leigas que tinham santos como patrono, como a Escola de Santa Úrsula. 
          Para esta, executou a obra monumental A Lenda de Santa Úrsula 
          (1490-95) que consiste em uma série de nove painéis contando 
          a saga da Santa, princesa britânica de família cristã 
          que liderou 11 mil mulheres virgens inglesas, convertidas ao cristianismo, 
          em uma peregrinação a Roma que duraria três anos, 
          com a intenção de fazer de sua virgindade um dom de consagração. 
          Na volta, ao passar por Colônia, na Alemanha, as 11 mil virgens 
          foram atacadas e mortas por bárbaros hunos.
          
          Em O Sonho de Santa Úrsula, uma dessas nove telas, Carpaccio 
          representou a santa em um momento matinal, marcado pela claridade que 
          penetra o quarto em diagonal, quando ainda estava sobre seu leito. O 
          anjo que surge à porta veio anunciar o futuro martírio 
          da princesa. A fatalidade e posterior santificação da 
          personagem estão denotadas pela palma que o anjo está 
          segurando - a igreja não só usa a palma como um símbolo 
          da vitória de Cristo sobre o pecado, mas como símbolo 
          da vitória dos santos sobre a morte.
          
          Carpaccio foi um mestre na criação de ambientes internos 
          e de pequenos detalhes. A mesma delicadeza presente nas miniaturas flamengas 
          está aqui - os objetos representados sobre a mesa ao fundo, os 
          tecidos, os detalhes da arquitetura, os ornamentos da cama, todos são 
          tratados com um detalhismo documental. Além disso, ele nos dá 
          mostras de sua grande capacidade de conciliar narração 
          e emoção em suas imagens - a cama e os móveis proporcionalmente 
          grandes deixam o anjo e Úrsula diminutos, dando ao ambiente uma 
          atmosfera onírica. A amplitude do ambiente representado não 
          era característica apenas deste artista, mas também dos 
          representantes da Escola 
          de Veneza, 
          que ficou conhecida como iniciadora do gênero de Paisagens.
          
        Esta 
          obra foi apropriada (ver apropriação) 
          como base para a construção de um dos quartos da mansão 
          de Quelícera, onde vive a velha (apropriada da obra As 
          três idades do Homem e a Morte, de Baldung), parte 
          do "Enigma das três idades".
          
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        Atualização 
          em 30/01/2006.
        Apresentação 
          do Site do Educador