Retrato 
          do Conde Felipe, O Belicoso
        Em 
          um primeiro contato com este retrato, 
          ele pode nos causar estranhamento, uma vez que o retratado transparece 
          suavidade e elegância, mas o título da obra nos indica 
          que ela se refere a um sujeito dado à guerra. É o retrato 
          do Conde Felipe (nascido em Heidelberg, Alemanha, em 1503) com apenas 
          quatorze anos de idade, época em que já havia sido apelidado 
          de O Belicoso (que tem espírito guerreiro) em função 
          de sua participação nas batalhas contra os turcos que 
          ameaçavam invadir a região da Alemanha, nos arredores 
          de Viena. Posteriormente ele ocupou o cargo de governador de Wurttemberg 
          e, por questões políticas, chegou a casar-se com Maria 
          Tudor, filha do rei da Inglaterra, Henrique VIII. Felipe faleceu aos 
          45 anos de idade, vítima de uma grave enfermidade.
          
          Considerando o aspecto histórico do personagem, principalmente 
          a sua idade, o primeiro estranhamento que podemos ter desta obra se 
          desfaz. Baldung retratou em um perfeito equilíbrio a juventude 
          e beleza de Felipe, com a confiança e dignidade esperadas de 
          um sujeito que enfrentou um campo de batalhas. Nesse sentido, Baldung 
          foi brilhante. Ele não está apenas adornado com jóias, 
          mas encontra-se envolvido por um luxuoso casaco de pêlos, elemento 
          que costuma ser usado para cobrir guerreiros em culturas tribais, como 
          forma de simbolizar ferocidade e valentia. 
        Por 
          mais jovem e vaidoso que Felipe possa parecer, sua expressão 
          não traduz inocência. Pelo contrário, o olhar que 
          lança sobre o espectador, em um gesto espontâneo mas determinado, 
          sugere uma ligeira desconfiança. Este olhar é especialmente 
          enfatizado na medida em que estabelece um diálogo cromático 
          com outras zonas da pintura: o fundo, a pedra que adorna seu chapéu 
          e o tecido do seu casaco. Esse mesmo tipo de solução formal 
          foi adotado por outros artistas da época, como em Henrique 
          VIII, de Holbein.
        A 
          luminosidade do retrato é intensa e suas formas são bem 
          delimitadas. Os brilhos que perpassam a imagem - desde o branco dos 
          olhos à pele do rosto, aos finos fios de cabelo e chegando às 
          jóias, bordados e pêlos que o ornamentam - contribuem para 
          a definição e o naturalismo 
          da imagem. Provavelmente essas características se devem à 
          influência renascentista italiana que a arte alemã daquela 
          época recebeu (sobre composição renascentista, 
          ver Hall). 
          A arte dos Países 
          Baixos também desempenhou forte influência em 
          Baldung, como podemos ver no detalhismo aplicado aos adornos que cobrem 
          Felipe. 
          
          Esta imagem foi apriopriada (ver Apropriação) 
          para A Mansão de Quelícera e aparece como um quadro 
          em uma parede do Claustro, desempenhando um importante papel na trama 
          do jogo. É o retrato de Frederico, namorado de Estrela, 
          cobiçado por Quelícera, 
          que foi transformado em Fera 
          e está aprisionado na masmorra da Mansão. Apenas um jogador 
          tão belicoso quanto o Conde Felipe pode libertar Frederico desse 
          encanto maligno!
          
          >> 
          veja a imagem no jogo
        Atualização 
          em 30/01/2006.
        Apresentação 
          do Site do Educador