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A mansão de Quelícera

É uma aventura investigativa criada a partir de pinturas da história da arte e baseada num conto de mistério. Também é recurso educacional para o Ensino de Arte, sendo composta por jogo online e site de apoio ao educador. Desde 2008, é recomendada pelo Ministério da Educação (MEC) para ser implantada nas escolas do Brasil. Clique para:


topic 2 Jogar "A mansão de Quelícera 2.0"

topic 2 Visitar o "Site de Apoio ao Educador"

topic 2 Vídeos de divulgação do jogo


O conto de mistério que envolve o jogador foi escrito especialmente para este jogo pela escritora Luana Von Linsingen. Ele também pode ser conhecido através do livro ilustrado, publicado pela editora Letras Contemporâneas em 2003.


A estrutura de aventura investigativa suscita ao jogador um olhar desacelerado e interpretativo, semelhante aquele lançado à obra de arte no processo de fruição. Assim, o jogo é espaço de experiência artística, fundamentado no pensamento do esteta H. G. Gadamer.


Em janeiro de 2006, lançamos a primeira versão do jogo, resultado de projeto do Prof. Dr. Antonio Vargas (Centro de Artes/UDESC) em parceria com Casthalia, com apoio do Ministério da Cultura, da Eletrobras e da FAPESC.


Em maio de 2014, testamos A mansão de Quelícera 2.0, com nova interface, nova animação de abertura, textos mais claros e consistentes, além de online. Foi resultado do projeto Diálogos entre Arte e Design, proposto pelo Prof. Dr. Antonio Vargas (Centro de Artes/UDESC), realizado em parceria com Dr. Luís Carlos Petry (PUC/SP), Drª Arlete dos Santos Petry (ECA/USP), Dr. André Luiz Battaiola (UFPR), Ms. Luciana Rocha Mariz Clua (FioCruz) e Drª Ana Beatriz Bahia (Casthalia), e financiado através do Edital CNPQ 14/2011). Os diálogos estabelecidos estão documentados tanto no livro Jogo, Arte e Educação (ed. UDESC, 2014) quanto neste video.



Publicações Oficiais
¤ Guia de tecnologias educacionais do MEC 2011/2012 (PDF, pág. 39).
¤ Guia de tecnologias educacionais do MEC 2009 (PDF, pág. 37).


Livro infantojuvenil
¤ Os Cróquets em: A mansão de Quelícera (ed. Letras Contemporâneas, 2006).

Livro acadêmico
¤ Jogo, Arte e Educação (ed. UDESC, 2014).

Outras pesquisas sobre A Mansão
¤ A produção do conhecimento em linguagem hipermídia: possibilidades para o conceito de game acadêmico (Arlete dos Santos Petry, pesquisa de pós-doutorado, ECA-USP/São Paulo, 2012-2013)
¤ A mansão de Quelícera: análises e contribuições para o design de jogos com fins pedagógicos (Luciana Rocha, pesquisa de mestrado em Design, PUC/Rio de Janeiro, 2011)
¤ A Mansão de Quelícera e a aprendizagem escolar (Janaína Rosado, pesquisa de mestrado em Educação, Universidade da Bahia, 2009)



A Mansão de Quelícera em exposições
¤ Festival de jogos SBGames - finalista, categoria serious game - PUC, Porto Alegre, 2014.
¤ FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Galeria do SESI, São Paulo/Brasil, 2006.
¤ I Festival universitário de games, PUC São Paulo/Brasil, 2006 (menção honrosa).
¤ Game cultura: festival de jogos eletrônicos, circulou através do Brasil, galeria do SESC, 2006-2008.



A Mansão de Quelícera em conferências
¤ XII SBGames: Parâmetros, estratégias e técnicas de análise de jogo: o caso A mansão de Quelícera (São Paulo/Brasil, 2013) - the best paper, Trilha de Cultura.
¤ Diálogos entre Arte e Design (Challenges 2013: VIII International Conference on ICT in Education, Braga/Portugal, 2013).
¤ XI SBGames: Reavaliação de game educativo de Arte (Brasília/ Brasil, 2012).
¤ XI SBGames: Re-design de Animação de Abertura de Jogo Educacional (Brasília/ Brasil, 2012).
¤ Imaginative Education Conference (Vancouver/ Canadá, 2008).
¤ Interfaces Artísticas no contexto do ensino de arte (Florianópolis/ Brasil, 2006).

¤ II Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (Salvador/ Brasil, 2006).
¤ IX Virtual Educa (Maimi/ USA, 2003).
¤ INSEA on SEA (Estocolmo/ Suécia, 2003).
¤ Luces en el Laberinto, Iberoamerican Educational Television Association (Huelva/ Espanha, 2003).



A Mansão de Quelícera na mídia
¤ Colóquio: Diálogos entre Arte e Design (Centro de Artes/UDESC, Florianópolis, 25 de abril de 2014).
¤ RPG para conhecer a História da Arte (Revista Nova Escola - online, 01 de agosto de 2012).
¤ Jogo da Arte: Agora é só baixar da internet (Diário Catarinense, 11 de junho de 2012).
¤ Guia de Tecnologia na Educação: ARTE (Revista Nova Escola - Edição especial, julho de 2012).
¤ Game criado por professores e alunos da UDESC participa do maior festival nacional de Arte e Tecnologia da atualidade (Centro de Artes da UDESC, agosto de 2006).
¤ Jogo criado em Santa Catarina participa do FILE (vídeo entrevista/RBS TV, 23 de agosto de 2006).
¤ UDESC entrega CD interativo de arte para escolas públicas estaduais (Secretaria da Educação de SC).
¤ Jogos educativos: A Mansão de Quelícera (JB Online, 7 de junho de 2006).
¤ RPG a serviço da educação (Diário Catarinense, Caderno Variedade, 9 de fevereiro de 2006).