A mansão de Quelícera
É uma tecnologia educacional para o Ensino de Arte (jogo digital + site de apoio ao educador) recomendada pelo Ministério da Educação/MEC para ser implantada nas escolas do Brasil, desde 2008.
O jogo é uma aventura investigativa, criada a partir de pinturas da história da arte e de um conto de mistério. O conto foi escrito para este jogo, mas pode ser conhecido neste livro ilustrado.
A mecânica é baseada no conceito de Arte como Jogo do filósofo Gadamer. Para jogar, é preciso desacelerar o olhar, interpretar o que encontra, viver uma experiência semelhante à fruição da obra de arte.
Em janeiro de 2006, lançamos a primeira versão do jogo e site. Ele participou do FILE Festival e foi implantado nas escolas da Rede Estadual de Santa Catarina, além de transitar por outros eventos e escolas no Brasil e no exterior.
Em maio de 2014, lançamos a versão 2.0, com nova interface, nova abertura, em versão online. Foi resultado de um projeto de pesquisa, como contamos neste video.
Desde 2021, o jogo não está mais disponível :(
Os navegadores web deixaram de ter o plugin necessário para tocar conteúdos swf. Mas o Site do educador está ativo e continua sendo usado, intensamente, por professores/as no Brasil e em outros países.
Outras pesquisas sobre A Mansão
¤ A produção do conhecimento em linguagem hipermídia: possibilidades para o conceito de game acadêmico (Arlete dos Santos Petry, pesquisa de pós-doutorado, ECA-USP/São Paulo, 2012-2013)
¤ A mansão de Quelícera: análises e contribuições para o design de jogos com fins pedagógicos (Luciana Rocha, pesquisa de mestrado em Design, PUC/Rio de Janeiro, 2011)
¤ A Mansão de Quelícera e a aprendizagem escolar (Janaína Rosado, pesquisa de mestrado em Educação, Universidade da Bahia, 2009)
A Mansão de Quelícera em exposições
¤ Festival de jogos SBGames - finalista, categoria serious game - PUC, Porto Alegre, 2014.
¤ FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, Galeria do SESI, São Paulo/Brasil, 2006.
¤ I Festival universitário de games, PUC São Paulo/Brasil, 2006 (menção honrosa).
¤ Game cultura: festival de jogos eletrônicos, circulou através do Brasil, galeria do SESC, 2006-2008.
¤ II Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (Salvador/ Brasil, 2006).
¤ IX Virtual Educa (Maimi/ USA, 2003).
¤ INSEA on SEA (Estocolmo/ Suécia, 2003).
¤ Luces en el Laberinto, Iberoamerican Educational Television Association (Huelva/ Espanha, 2003).