Editorial primeira edição
M
ais que uma revista, uma biblioteca

 

A criação de PERISCOPE faz-se como a concretização de um sonho de pesquisador. Mais do que uma revista, cujos conteúdos dos artigos gravitam em torno dos conceitos de Arte Contemporânea, a intenção de CATHALIA DAS, ao criar este espaço, é a de lançar uma semente nas malhas da Web para que possa vir a se transformar em uma biblioteca. Um espaço virtual onde o estudante e o pesquisador de artes possam encontrar, não apenas textos inéditos de artistas e teóricos respeitados nacionalmente, mas também, e esta é a novidade, o conjunto de textos de um mesmo autor.
Os artistas e pesquisadores que ensinam arte nas universidades brasileiras sabem o quanto é difícil para o jovem estudante acessar ao conjunto da obra teórica de outros artistas e pesquisadores, frequentemente dispersa em artigos de diferentes revistas. Sabem também o quanto este acesso é importante para a compreensão correta do pensamento de um mesmo autor.
Naturalmente, não é fácil corrigir esta situação. Muito destes artigos encontram-se apenas impressos, não existindo cópias digitalizadas. Também existem as desconfianças, compreensíveis naturalmente, quanto a seriedade desta proposta. Este é o motivo pelo qual o primeiro número de PERISCOPE sai com tão reduzido grupo de pesquisadores. E pelas mesmas razões com apenas parte da produção destes autores.

Desejamos que esta situação modifique-se ao longo de nossa existência. Que estes autores, com o tempo, consigam digitalizar antigos textos. Que outros pesquisadores, apostando no futuro, enviem sua produção teórica para compor este espaço. É assim que PERISCOPE pretende transformar-se num ambiente de encontros, onde artistas, estudantes e pesquisadores possam conhecer mais profundamente os pensamentos de uns e de outros.

É com este espírito que nascemos. Com o espírito de uma comida em comum. E o nosso alimento é ARTE.

Sejam bem vindos! A mesa esta servida, e o banquete apenas está começando!

Antônio Vargas