Aqui você ficará sabendo como interagir com este site, basta clicar no(s) tópico(s) que desejar!

Como "funciona" o Site de Apoio ao Educador ?

Como você deve ter lido na apresentação, este site traz orientação pedagógica (ver Ensino) e informações (ver Conteúdos) necessárias para que você, professor ou professora, ensine história da arte a partir do jogo A mansão de Quelícera.

Jogadores também vêm ao site para melhor resolver os enigmas da Mansão, pois saber sobre os artistas e as obras citadas no jogo ajuda a vencer Quelícera. Por isso montamos o Guia do jogador, que permite chegar aos conteúdos da história da arte a partir das fichas dos personagens do jogo e dos habitantes da mansão de Quelícera.

Professores de arte que não têm acesso ao jogo também utilizam este site como espaço de estudo. Se for esse o seu caso, saiba que ficamos satisfeitos com sua visita. Boa pesquisa!

<<


Resolvendo problemas de visualização

Se você não vê o título do site na página inicial, assim como aparece na imagem ao lado, precisará fazer um plug-in.

Plug-in é um pequeno programa que você instala no seu computador para acessar sites que não foram feitos apenas com a linguagem padrão (HTML), como é o caso do Site de Apoio ao Educador. Para usar todos os recursos de pesquisa que preparamos para você é necessário fazer plug-in do Flash Player. Não se preocupe, o download é rápido e gratuito, a instalação é fácil e segura. Basta clicar aqui e, no site da Macromedia, clique em "instalar agora".

 

Usando a barra de navegação

A barra de navegação é o principal recurso de navegação pelo site. Vejamos para onde ela leva você:

- página inicial, onde você encontra o texto de apresentação do site;
Ensino
- orientação pedagógica para o ensino da história da arte a partir do jogo;
Conteúdos
- sumário dos conteúdos abordados neste site, lista de títulos e resumos de cada um dos 120 textos disponíveis aqui;
[ . . . ]
- os 5 termos entre colchetes na barra de navegação (Ambientes, Preste Atenção!, Artistas, Habitantes e Personagens) formam a "espinha dorsal" deste site, a partir da qual foram estruturados os conteúdos. Clicando em cada termo você encontra conjuntos de temas afins, e chegará aos textos do site;
Recursos
- é onde você está agora, página com orientações práticas sobre como usar este site;
Bibliografia
- lista dos livros e sites que consultamos para produzir os textos deste site;

- link para envio de e-mails a nossa equipe de apoio pedagógico.

<<

 


Navegando numa
teia de informações

Todos os textos deste site (que somam mais de 300 laudas) estão interligados por links colocados em imagens e/ou termos-chave, permitindo que se construa novas relações históricas, poéticas e estéticas, além daquelas que já estabelecemos.

Sugerimos que você explore isso criando roteiros de ensino de história da arte específicos para o seu contexto educacional!


Além dos gêneros artísticos abordados em Preste Atenção!, outros podem ser tratados como, por exemplo, pintura religiosa: é interessante começar pelo texto do ambiente Claustro, apontar diferenças entre a pintura religiosa barroca (Despensa) e a renascentista (Hall e Quarto), e perpassar artistas como Michelangelo, Weyden, Bosch, Bruegel, El Greco, Tintoretto e Rembrandt. Depois compartilhe conosco seu próprio roteiro pedagógico pela mansão de Quelícera, publicando relatos.

<<


Tipos de links em palavras

Os vínculos que você encontra nos textos do site seguem um padrão.

Termos sublinhados e em negrito (exemplo: Salão de Baile): abrem uma nova página e trazem biografias de artistas (quando é nome de artista) ou textos sobre temas pontuais das História da Arte (quando são títulos das seções Preste Atenção! ou Ambientes);

Termos sublinhados, em negrito e itálico (exemplo: Anunciação): também abrem uma nova página, mas se diferenciam por ser título de obra. Através deles você encontrará informações históricas sobre a obra em questão, menção do atual proprietário da obra (museu ou colecionador) e saberá em que situação a obra aparece no jogo A mansão de Quelícera;

Termos apenas sublinhados (exemplo: Idade Moderna): acionam verbetes do glossário, abrindo uma janela menor e autônoma em relação à página em que estiver navegando. Se você clicar no exemplo acima e não aparecer a janela do verbete, significa que é necessário configurar o seu navegador para permitir a visualização de pop up e java scripts neste site.

<<

Tipos de links em figuras

Você pode passar de um texto a outro clicando apenas em imagens. No exemplo ao lado, texto do ambiente Salão de Baile, você pode navegar usando:

1 - o menu no topo da página, que leva às páginas dos demais ambientes;

2 - a própria imagem do ambiente, clicando nos fragmentos que ampliam quando você rola o mouse sobre a imagem. Através desse recurso, dependendo do ambiente em que estiver, você poderá chegar a páginas de obras ao acessar fichas dos habitantes da Mansão;

3 - a coluna de imagens na lateral do texto, que leva a página de cada uma das obras citadas ao longo daquele texto.

<<

 

Função do ícone lupa

O ícone lupa aparece apenas nas páginas das obras de arte. Ela permite visualizar cada obra aqui comentada no contexto de A mansão de Quelícera (imagem estática capturada do jogo, do modo como o jogador a encontra quando está explorando a Mansão). Você também pode acessar a mesma imagem clicando em "veja a obra no jogo", no final do texto sobre a obra.

<<

 

Atalhos para museus virtuais

Nas páginas de obras você também fica sabendo quem é o proprietário de cada obra de arte citada no jogo. Se for uma instituição (museus, galerias ou igrejas, e não com colecionadores particulares) que disponibilize seu acervo na web, oferecemos a você um link direto para a página da obra no banco de dados da instituição.

Vale a pena explorar os sites de museus para além das páginas das obras. Eles costumam oferecer recurso de visita virtual (simulações 3D da sala de exposição) e atividades on line para jovens e adultos, professores e alunos, pesquisadores e curiosos. Há ali jogos criados a partir de obras de arte! Para saber mais sobre isso, consulte o estudo realizado por nossa designer educacional (ver tese de Ana Beatriz Bahia).

<<

 

Saiba mais!

Além dos museus virtuais, sugerimos outras fontes para aprofundamento dos conteúdos aqui apresentados. Há títulos de livros e link para sites em Bibliografia. Ainda, ao final dos textos de artista, indicamos e comentamos outros sites. Buscamos sempre oferecer uma opção de site em português, outra em espanhol e mais duas em inglês. Mas, para alguns nomes, sites em português não foram localizadas.

Se você encontrou algum destes links não funcionando, ou se tem sugestões de outros links, por favor, contribua com o Site de Apoio ao Educador entrando em contato conosco.

 

Ainda está com dúvidas?
Entre em contato conosco!
casthalia@casthalia.com.br

<<