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sobre o artista


Rogier Van Der Weyden
Anunciação
, 1435-40, óleo sobre madeira, 86 x 92 cm. Museu do Louvre, Paris – França: www.louvre.fr/louvrea.htm
 

Anunciação

A obra constitui o painel central do tríptico feito pelo artista, abordando um tema extremamente recorrente na arte européia do século XV: a Virgem recebendo a visita do Anjo Gabriel que veio anunciar a sua futura concepção divina. A luz matinal leve e suave invade todo o ambiente de forma harmoniosa, sem perturbações. O silêncio pode ser "ouvido" pelo espectador. A serenidade da virgem, que larga delicadamente o livro que tinha nas mãos a enobrece (sobre simbologia do livros em imagens artística, ver Biblioteca). Seu olhar lânguido está cheio de consentimento e entrega. A face do anjo é de tamanha doçura que lembra o rosto de uma menina.

No todo, a obra de Weyden reafirma o mito da Virgem como uma mulher que não teme o chamado de Deus, que é nobre de espírito, sábia, virtuosa e pura enquanto mulher. Ela contrasta com A Anunciação de Tintoretto, na qual tudo é incerto: a Virgem demonstra receio ao chamado; o espaço, obscuro e tumultuado, revela um mundo perigoso e repleto de contradições; o anjo invade o ambiente como um furacão avassalador, imprevisível e incontrolável. Na obra de Weyden, tudo é calmo e organizado, não há dúvidas, não existe nada a temer.

Outros elementos atuam simbolicamente aqui: os lírios brancos, em primeiro plano, e o jarro, com uma bacia ao fundo, representam a pureza da Virgem; a laranja ou maçã, no canto esquerdo do observador, nos lembra da necessidade do arrependimento do pecado original; as velas apagadas anunciam o por vir de uma outra fonte de luz que trará, não apenas vida, mas salvação.

O ambiente interno íntimo no qual Weyden ambientou esta cena - um quarto de classe média no século XV - era recorrente na arte renascentista (ver Quarto). Assim como a ausência de auréolas, a ambientação de cenas bíblicas em locais contemporâneos confere uma certa humanidade aos personagens sagrados, demarcando naturalismo e a influência do humanismo na arte de Weyden.

Em A Mansão de Quelícera este quarto foi apropriado (ver Apropriação) e manipulado digitalmente a fim de atuar como um dos quartos do "Enigma das três idades" - que faz referência a obra As três idades do homem e a morte de Balbung -, ao qual o jogador tem acesso a partir do Porão.

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Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador

 


Caveira e crucifixo, detalhe da obra Tríptico da Família Braque