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Rembrandt Van Rijn
A Ressurreição, 1639, óleo sobre tela, 92 x 67 cm. Alte Pinakothek de Munique - Alemanha: http://altepinakothek.50megs.com

 

A Ressurreição

A Ressurreição é um dos cinco quadros que formam a série Paixão (de Cristo), encomendada a Rembrandt pelo príncipe Frederik-Hendrik na década de 1630. Nessa época a pintura religiosa de Rembrandt costumava representar passagens da vida de Cristo (sobre pintura religiosa, ver Claustro).

Tradicionalmente o milagre da ressurreição era representado com a imagem de Cristo no centro da ação, ascendendo em direção ao céu. Nesta obra, curiosamente, o momento escolhido foi outro - quando o anjo, que então passa a ocupar o centro desta composição de Rembrandt, surge súbita e fulminante no meio da luz divina. A reação dos soldados, frente ao milagre, é de espanto e pavor. Acompanhando a dramaticidade da luz, seus corpos formam um conjunto dinâmico com gestos de horror e susto. A fuga dos soldados acontece no meio das sombras que se estendem para a mais profunda escuridão imaginável. O artista, ao fazer cair um soldado da laje do túmulo de Cristo, cria uma ação construída em diagonal que confere uma dinâmica especial à cena. Ao mesmo tempo, gera uma tensão entre esse movimento e a lenta aparição de Cristo. Na continuidade da explosiva luz central, encontra-se Cristo em um plano iluminado com suavidade. O manto branco que o envolve emana uma luminosidade que destaca a figura.

A espetacularidade no tratamento da iluminação na pintura, introduzida no
Maneirismo de Tintoretto e difundida no estilo Barroco, está presente nesta obra, mas sem prejudicar a naturalidade das reações e dos sentimentos expressados pelos personagens da cena. A figura do anjo é tranqüila e transmite paz (propriamente o que se espera de um anjo), contrastando com o pânico dos soldados, o que expõe o conteúdo dramático do violento susto do grupo, como também o medo e a covardia, conseqüência inevitável da visão do milagre. A luz sobrenatural de Rembrandt destaca os personagens principais e conduz o espectador ao ponto culminante do momento representado. Suas representações de Cristo estão ocupadas em mostrar a força do milagre, a suposta fonte do mistério da fé, através da carga mística e expressiva que sua linguagem tem.

Parte desta obra foi apropriada pela equipe do jogo A Mansão de Quelícera, o anjo de Rembrandt tornou-se uma pintura no altar do Claustro.

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Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




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