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Rembrandt van Rijn
O Boi Abatido
, 1655,
óleo sobre madeira, 94 x 69 cm.
Museu do Louvre - França: http://www.louvre.fr
 

O Boi Abatido

Na produção artística de Rembrandt, encontramos poucas obras realizadas como Pintura de Gênero. O Boi Abatido, mesmo dentro desta categoria, destaca-se pela peculiaridade e originalidade do assunto escolhido. Realizada na fase madura do artista, é uma pintura na qual Rembrandt exercitou todo seu conhecimento e habilidade técnica a fim de conferir uma plasticidade singular à obra: nos efeitos de luz e cor, nas pinceladas e na ousada representação do corpo de um boi abatido e desossado.

O quadro está construído em função do grande e pesado animal carneado. O detalhe da presença de uma mulher, olhando por uma porta entreaberta ao fundo do ambiente, confere um maior realismo à cena. O ambiente é sombrio e, mesmo funcionando como um cenário construído para receber o corpo do animal, dá-nos a perfeita idéia de uma peça subterrânea e fria, onde a carne está protegida de elementos externos, insetos e outros animais carnívoros.

A "massa" de carne, plasmada em primeiro plano e ocupando boa parte da composição, foi tratada por Rembrandt com uma gama de vermelhos e ocres, escurecidos por estarem colocados ao lado de brancos, que conferem volumes e profundidades. Ao mesmo tempo, os negros do fundo aquecem os vermelhos da carne e aumentam ainda mais a claridade dos brancos. O resultado deste jogo cromático é a sensação de corporalidade, percebida no animal morto. Nesta pintura as mudanças de valor tonal das sombras do ambiente, com reflexos de luz em pequenas áreas da arquitetura interna, são usadas pelo artista para integrar visualmente as formas.

No início de sua carreira, a narrativa ocupava a atenção do artista. Já nesta obra, inversamente, é o aspecto visual que se destaca na obra e, até mesmo, suplanta uma possível narrativa secular característica da Pintura de Gênero. A plasticidade da tinta, aplicada de forma espessa, com vigorosas e soltas pinceladas, é fundamental para a corporalidade da carne representada. A luz fixada na imagem da carne mostra suas texturas fibrosas, os músculos, as gorduras e os fragmentos de ossos aparentes em toda a sua organicidade, não se deixando levar pelo detalhismo mimético presente na obra de muitos de seus contemporâneos. A luz sobre o corpo do boi destaca-o do fundo escuro e faz com que a presença desse grande volume de carne crua seja incomodamente bela aos olhos do observador (ver iluminação).

Em A Mansão de Quelícera esta obra foi apropriada para a criação do ambiente da Despensa, ao qual o jogador tem acesso através da Cozinha, após passar pelo obstáculo da corrida contra as facas. Na pequena despensa, o boi está pendurado e rodeado por moscas, preservando em parte o tipo de ambiente representado por Rembrandt.

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Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




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