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Odilon Redon
Aranha, 1881, desenho a carvão, 49,5 x 39 cm. Museu do Louvre, Paris – França: www.louvre.fr

 

Aranha

Como tantos outros desenhos a carvão de Redon, Aranha foi realizado posteriormente em litografia (1887). Neste desenho, somos surpreendidos pelo rosto da aranha que, partindo de tons escuros, revela feições humanas e expressa um leve sorriso, resultando em um ser estranho, uma figura fantástica, própria do simbolismo de Redon.

Essa fase da obra do artista, monocromática, que ele mesmo denominou Negros, contém sombras e linhas próprias das técnicas que usava em seus desenhos (carvão e grafite) e gravuras (lápis litográfico). Em Aranha encontramos a combinação de tons e linhas, e o volume do corpo ganha forma por meio do sombreado e suas variações tonais. A pequena área escura, no centro superior do papel, é sustentada com muita leveza por pernas que parecem se mexer diante de nós. Essa animação virtual está expressa nas linhas que desenham as pernas, formando ângulos e ondulações. O movimento é reforçado pela construção da composição em diagonal, intensificando a impressão de deslocamento. A perspectiva do chão quadriculado define o espaço deste ser imaginário.

A aranha é conhecida pela sua habilidade na tecedura de sua teia, cujos fios são produzidos por ela mesma, com o material de suas glândulas, as fiandeiras. Por essa razão, na Índia, a aranha é o ser que tece o mundo sensível e simboliza a ordem cósmica. Na Bíblia, graças a pouca resistência da teia ao toque humano, a aranha é símbolo de fragilidade. No islamismo, as aranhas pretas são ruins, as brancas, são boas. Por tantas razões a aranha tem significados diversos, muitas vezes opostos, dependendo da cultura que a toma como tema.

A forma como Redon nos apresenta a aranha remete a um mundo fantástico, de sonhos. Ela é ali um ser ágil, com características impróprias a sua natureza, e em relação ao espaço parece um ser gigantesco, e tudo isso nos intriga (assim como em Ciclope, em que Redon explora o simbolismo do gigante). Evidenciando ainda mais este paradoxo da imagem, a aranha apresenta um sorriso dissimulado. Por tudo isso, a imagem se apresenta como um enigma e, como todas as obras de Redon, não fala por obviedades, não se reduz a simples associações metafóricas. O seu sentido se faz em uma relação complexa entre a imagem e os universos imaginários, únicos, de cada espectador que entra em seu jogo enigmático.

Em A Mansão de Quelícera, esta imagem faz referência a própria Quelícera - meio mulher, meio aranha. Foi apropriada para compor o fundo de um dos corredores ao qual o jogador tem acesso a partir da Masmorra da Mansão.

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Atualização em 30/01/2206.

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