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Vittore Carpaccio
O Sonho de Santa Úrsula, 1494, óleo sobre tela, 275 x 265 cm, Galerias da Academia de Veneza – Itália.
 

O Sonho de Santa Úrsula

Vittore Carpaccio, em sua trajetória artística, desenvolveu uma temática eminentemente religiosa. Dedicou-se a uma clientela restrita, como os membros das irmandades de Veneza e de instituições leigas que tinham santos como patrono, como a Escola de Santa Úrsula. Para esta, executou a obra monumental A Lenda de Santa Úrsula (1490-95) que consiste em uma série de nove painéis contando a saga da Santa, princesa britânica de família cristã que liderou 11 mil mulheres virgens inglesas, convertidas ao cristianismo, em uma peregrinação a Roma que duraria três anos, com a intenção de fazer de sua virgindade um dom de consagração. Na volta, ao passar por Colônia, na Alemanha, as 11 mil virgens foram atacadas e mortas por bárbaros hunos.

Em O Sonho de Santa Úrsula, uma dessas nove telas, Carpaccio representou a santa em um momento matinal, marcado pela claridade que penetra o quarto em diagonal, quando ainda estava sobre seu leito. O anjo que surge à porta veio anunciar o futuro martírio da princesa. A fatalidade e posterior santificação da personagem estão denotadas pela palma que o anjo está segurando - a igreja não só usa a palma como um símbolo da vitória de Cristo sobre o pecado, mas como símbolo da vitória dos santos sobre a morte.

Carpaccio foi um mestre na criação de ambientes internos e de pequenos detalhes. A mesma delicadeza presente nas miniaturas flamengas está aqui - os objetos representados sobre a mesa ao fundo, os tecidos, os detalhes da arquitetura, os ornamentos da cama, todos são tratados com um detalhismo documental. Além disso, ele nos dá mostras de sua grande capacidade de conciliar narração e emoção em suas imagens - a cama e os móveis proporcionalmente grandes deixam o anjo e Úrsula diminutos, dando ao ambiente uma atmosfera onírica. A amplitude do ambiente representado não era característica apenas deste artista, mas também dos representantes da
Escola de Veneza, que ficou conhecida como iniciadora do gênero de Paisagens.

Esta obra foi apropriada (ver apropriação) como base para a construção de um dos quartos da mansão de Quelícera, onde vive a velha (apropriada da obra As três idades do Homem e a Morte, de Baldung), parte do "Enigma das três idades".

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Atualização em 30/01/2006.

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