ver a imagem no jogo


Giuseppe Arcimboldo
Verão,
1573, óleo sobre tela, 76 X 64 cm. Museu Nacional do Louvre – França: http://www.louvre.fr/louvrea.htm
 

Verão

A obra Verão faz parte da série As Quatro Estações, para a qual o artista partiu de elementos da natureza, correspondentes a cada uma das estações, agrupados de forma a fazer referência ao gênero do retrato. Verão apresenta-se como um busto, na posição de perfil, mostrando um personagem antropomorfo, fantástico. O que salta aos olhos do observador é o jogo de ilusão de ótica no qual Arcimboldo nos envolve. O observador é instigado a montar uma personificação imaginária e a penetrar a imagem em seus detalhes e nos vários caminhos simbólicos que ela sugere.

As Quatro Estações foi encomenda pelo Imperador Maximiliano II da Boêmia, atual República Tcheca, fazendo referência a uma outra série do artista, Os Quatro Elementos, sendo que Ar formaria par com Primavera, Fogo com Verão, Terra com Outono e Água com Inverno. O dialogo entre essas séries mostra o intuito de glorificar o Imperador, como se ele fosse também governador das forças ocultas do mundo natural. Arcimboldo fez várias versões dessas séries, que têm entre si diferenças apenas em detalhes, todas a pedido de Maximiliano II.

Mesmo sendo contemporâneo de artistas que
rompiam com a tradição mimética do naturalismo do século XV (como El Greco, por exemplo) e contruindo imagens que escapavam da semelhança direta do mundo cotidiano, Arcimboldo seguiu buscando o Ilusionismo nas pequenas partes de sua pintura. Seus elementos foram pintados de forma detalhada e buscando uma similitude visual. No entanto, no todo, sua obra subverte a tradição naturalista. Ele superou a idéia de imitação da natureza tornando-se um estudioso dela, de seu aspecto simbólico e espiritual. Tal estudo pode ser percebido na forma como trata as cores e suas nuanças tonais, compondo uma harmonia cromática com o predomínio das tonalidades quentes equilibradas com variações em verde.

Verão foi apropriada (ver Apropriação) e desmontada pelos criadores do nosso jogo. Suas partes aparecem sobre um dos balcões da Cozinha da mansão de Quelícera, e devem ser remontadas dentro do armário que há ao fundo do balcão.

>> veja a imagem no jogo

Atualização em 30/01/2006.

Apresentação do Site do Educador




O Cozinheiro