Referências bibliográficas:

ANDERSON, Janice. Vida e Obra de Vincent Van Gogh. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

ARGAN, Giulio C. El arte moderno – 1770-1970. 6ª reimpressão. Valência: Fernando Torres, 1984.

BATTLES, Matthew. A Conturbada História das Bibliotecas. [s/local]: Planeta, 2003.

BECKETT, Wendy. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997.

BENJAMIN, Walter. Teses sobre filosofia da história. In: KOTHE, Flávio. Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Ática, 1985.

BLACKBURN, Simon. Dicionário Oxford de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BLUNT, Anthony. Teoria Artística na Itália 1450 – 1600. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

BOCACCIO, Giovanni. Decamerâo. São Paulo: Abril Cultural, 1971.

BOCKEMÜHL, Michael. Rembrandt. Alemanha [s/local]: Taschen, 1993.

BROWN, Jonathan. Pintura na Espanha 1500-1700. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

CASSOU, Jean. Odilon Redon. In: BIBLIOTECA DAS ARTES. Os impressionistas. São Paulo: Editora Três, 1973.

CHIARELLI, Tadeu. Considerações sobre o uso de imagens de segunda geração na arte Contemporânea. In: BASBAUM, Ricardo. Arte Brasileira Cotemporânea. Rio de Janeiro: Marca d´Agua, 2001.

COOPER, J. C. Diccionario de Símbolos. México: G. Gilli, SA de CV, 2000.

COTRIM, Gilberto. História e consciência do mundo. São Paulo: Saraiva, 1999.

DOCTORS, Márcio. A Verdade e o Sujeito. In: Guia das artes, São Paulo, n 18, ano 4, pgs 34-40, 1990.

ENCICLOPEDIA DE LA FILOSOFÍA GARZANTI. Barcelona: Ediciones B, 1992.

FRASCINE, Francis; BLAKE, Nigel; FER, Briony; et al. Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX.
São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

GUINSBURG, J. (Org.). O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1978.

HARRIS, Nathaniel. A Arte de Van Gogh. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S.A., 1982.

HAUSER, Arnold. História Social da Literatura e da Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

HAUSER, Arnold. Maneirismo. São Paulo: Perspectiva, 1993.

HOCKE, Gustav René. Maneirismo: o mundo como Labirinto. São Paulo: Perspectiva, 1974.

HOCKNEY, David. O conhecimento secreto.
São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

HUFTON, Olwen. Mulheres, trabalho e família. In: PERROT, Michelle & DUBY, Georges. História das Mulheres no Ocidente – Do Renascimento à Idade Moderna, volume 3. Porto: Afrontamento, 1991.

KRIEGESKORTE, Werner, Giuseppe Arcimboldo: Um Mágico Maneirista. Köln/Alemanha: Tachen, 1993.

KRIS, Ernst. Kurz, Otto. La Leyenda Del Artista. Madri: Cátedra S.A., 1982.

LEXIKON, Herder. Dicionário de Símbolos. São Paulo: Cultrix, 1997.

MANNERING, Douglas. Vida e obra de Rembrandt. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

MIRALLES, Francesc. Van gogh. La Obra de una Vida. Madri: PML, 1994.

NEUMANN, Eckhard. Mito de Artista: Estúdio Psicohistórico sobre la Creatividad. Madri: Tecnos S.A., 1992.

NICHOLAS, Lynn H. Europa Saqueada: O destino dos tesouros artísticos europeus no Terceiro Reich e na Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

OSTROWER, Fayga. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

READ, Herbert. (Org.) STANGOS, Nikos. (Rev.) Dicionário da Arte e dos Artistas. Lisboa: Edições 70, 1989.

READ, Herbert. História da Pintura Moderna. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1974.

ROSENBLUM, Robert. La pintura moderna y la tradición del Romanticismo nórdico. Madrid: Alianza, 1993.

SCHNEIDER, Norbert. Vermeer: emoções veladas. Koln: Taschen, 2001.

SLIVE, Seymour. Pintura Holandesa - 1600-1800. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

SOLER, Jean. As Razões da Bíblia: regras alimentares hebraicas. In: FLANDRIN; MONTANARI. História da Alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

SWINGLEHURST, Edmund. Vida e obra de Cézanne. Rio de Janeiro: Ediouro, 1996.

TENA, Consuelo Luca de & MENA, Manuela. Guía del Prado. Espanha [s/local]: Silex, 1990.

UPJOHN, E.; WINGERT, P.; MAHLER, J. G. História Mundial da Arte. 3ª edição. Amadora: Livraria Bertrand, 1976.

VAN GOGH. Cartas a Théo. São Paulo/Porto Alegre: L&PM, 1986.

VLIEGUE, Hans. Arte e arquitetura flamenga 1585-1700.
São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

WOLLHEIM, Richard. A Pintura como arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.


Web-sites de apoio (acessados no período de jan-jul/ 2004):

ARTE & HISTORIA. http://www.artehistoria.com

ARTCYCLOPEDIA. http://artcyclopedia.com/index.html

ARTLEX – Art Dictionary. http://www.artlex.com/

ARTNET. http://www.artnet.com/

ARTS & NEW MEDIA. http://www.usc.edu/schools/annenberg/asc/projects/comm544/index.html

BROADWAY [base de dados, cultura européia medieval] http://www.geocities.com/Broadway/3367/

CALHEIROS, Luis. Vanitas vanitas et vanitatem. http://www.ipv.pt/millenium/pers13_4.htm

CONTRAPPOSTO. http://www.csuchico.edu/art/contrapposto/

OLGAS´S GALLERY. http://www.abcgallery.com/

PITORESCO. http://www.pitoresco.com.br/

THE ARTCHIVE. http://artchive.com/ftp_site.htm

TIGERTAIL VIRTUAL MUSEUM. http://www.tigtail.org/TIG/L_View/TVM/X2/a.NeoClassic/neoclassic-1.html

WEB GALLERY OF ART. http://www.kfki.hu/~arthp/index1.html

WEB MUSEUM PARIS. http://www.ibiblio.org/wm/paint/